Adeus, Incredible Design!

Olá, aqui é a HeJuice! Espero que estejam todos bem.
Nem acredito que estou vindo aqui dar adeus a vocês. Depois de mais de 6 anos como web master , creio que dessa vez o adeus será definitivo. Foram muitas eras e reviravoltas no ID, diversos projetos e momentos incríveis.... mas chegou ao fim. Neste momento eu só tenho a agradecer a todxs xs staffs que já passaram pelo ID nesses anos (até as que tentaram sabotar e hackear o blog ;| kkk), a todos os leitores que participaram dos projetos e fizeram pedidos. Foram vocês quem permitiram que o ID crescesse como cresceu.

Quero deixar registrado minha imensa gratidão por ter você, Gi, ao meu lado nesses anos! Foi você a responsável por vários projetos incríveis que o ID executou. Obrigada por surtar junto comigo e me apoiar também.

Nós decidimos por não excluir o ID, mas transformá-lo em um mural. Afinal, ele tem muita história para ser simplesmente excluída. Mas como não conseguimos ficar longe de vocês kkkk sugiro que fiquem de olho em nossas extensões, pois apareceremos por lá. Desta vez sem rótulos e compromisso :)

Mais uma vez agradeço imensamente o privilégio concedido!
BJS HeJuice!

- - - - - - - - ୨♡୧ - - - - - - - -

Meu Deus, não estou acreditando que estou escrevendo uma despedida para Incredible Design.

Bom vamos lá!

Foram muitos anos à frente deste blog que foi muito mais que um local onde postava as edições que aqui fazia, este blog foi como um filho para mim e sua staff que por aqui passou como filhos e filhas que cuidei e amei. Foram muitas amizades construídas através deste blog, muitos surtos e também raiva kakaka

O universo sabe quanto enrolei para que esse dia chegasse, mas como tudo neste mundo quem uma hora precisa acabar, o id chega ao seu fim no dia de hoje depois de mais 10 anos ativos. Foram tantas fases, transformações e evolução. Nosso idoso precisa agora se retirar e descansar depois de tanto trabalhar.

Eu achei que esse momento fosse mais difícil, mas até que estou lidando bem com isso. Quero agradecer a Hejuice que acreditou em mim, que me deu a oportunidade de ser sua parceira na direção deste blog. Por me permitir evoluir aqui, muito obrigado amiga por todos esses anos.

Eu também agradeço por cada pedinte que foram de extrema importância aqui, a nossa co-web e amiga do coração Jeoonkook por sempre ser essa pessoa incrível.

Então é isso gente, obrigado por tudo. Espero os encontrar lá no Naturally Edits que é meu novo lar.

Amo vocês !!!

OBRIGADO INCREDIBLE DESIGN POR TUDO!



CF: What should be done (Clarisse Bonfy)

| |


OLÁ, AMORINHA!!!

Primeira postagem no blog! Estou empolgadíssima!!

Espero muito que goste da crítica!

LEMBRE-SE QUE TUDO O QUE FOI DITO AQUI VISA
 SEU CRESCIMENTO COMO AUTORA!


---------- ♠ ----------


FICHA TÉCNICA

Nome a Fanfic: What should be done

Posta no Social Spirit

Iniciado: 24/09/2017 

Atualizada: 12/01/2018 

Número de Capítulos: 10

Terminada: Não

Categoria: Justin Bieber

Gêneros: Ação, Romance e Novela, Suspense

Avisos: Adultério, Álcool, Heterossexualidade, Linguagem Imprópria, Sexo, Violência

Visualizações: 1.204

Listas de Leitura: 4

Palavras: 26.856

Classificação: 18


---------- ♠ ----------



CRÍTICA DE FANFIC



APARÊNCIA 
(CAPA + SINOPSE)


SOBRE A CAPA:
Antes de qualquer coisa, é importante que entenda que esse tópico “Aparência” é o principal responsável por atrair leitor para sua fanfiction. Por esse motivo, é importante caprichar muitíssimo bem na apresentação. 

Sua capa traz elementos que estabelecem uma relação de maneira legal com seu enredo. Todavia, está demasiadamente dourada para mim. Eu gosto de como essa cor representa a ganância e o luxo, mas quando carrega demais, torna o design cansativo. 

Os pngs não se mesclam a base da maneira mais adequada e a frase está cíclica, ou seja, começa e termina no mesmo lugar. 

( Pontuação Máxima: 1,0 — Pontuação Obtida: 0,5)


SOBRE A SINOPSE:
Você me pediu para atentar-me ao que estava sendo revelado na sinopse. Queria saber se era demais ou o suficiente. Mas, para falarmos sobre os traços do enredo trazidos pela sinopse, precisamos antes entender um problema um pouco maior: a estruturação dela. 

Para se ter uma boa apresentação de uma fanfic precisamos, primeiramente, revelar uma quantidade de fatos suficiente para que o leitor entenda sobre o que a fanfiction, contudo, não demais para que não haja surpresa quando estiver na entretido com a história em si. E, em segundo lugar, é demasiadamente importante que esse trecho seja todo elaborado utilizando palavras e manipulando as informações para que mantenha um ar de mistério… para que desperte a curiosidade. 

Você não tem informações demais na sua sinopse, entretanto, elas estão mal agrupadas e com algumas falhas ortográficas e gramaticais que quebram a magia toda da sinopse. 

Você tem um roteiro ok, mas que não é bem transmitido na apresentação. 

( Pontuação Máxima: 1,0 — Pontuação Obtida: 0,5)


Pontuação: 1,0


ORTOGRAFIA

Fiz uma pequena listagem sobre os principais probleminhas que percebi no decorrer da sua fanfiction. Não são todos. Tentei focar apenas nos mais recorrentes e mais prejudiciais a sua história. Coloquei também alguns exemplos para ajudá-la a compreender melhor as dicas. 


♠ Uso de hífen ao invés de travessão:

A sinalização adequada para diálogos é o travessão, tanto no início quanto antes ou depois dos pequenos trechos de narração no meio das falas. 

“-Justin eu vou…”

“ — Justin eu vou…”

Para isolar termos no meio da narração também utilize travessão.


“... a garota - vulgo Caitlin - e em…”

“... a garota — vulgo Caitlin — e em…”


Dica: Se estiver digitando pelo computador, para inserir um travessão, ative o teclado numérico através da tecla Num Lk e com o Alt pressionado digite 0151. 
Um travessão aparecerá automaticamente. 



♠ Pontuação nos diálogos:

Essa regra é uma daquelas que muitos autores de fanfictions não conhecem, mas que é bem interessante de saber. 

Fiz um resuminho bem simple para ficar claro:


Se o que vier depois da fala for uma ação ou reflexão que não complete o que foi dito anteriormente, deve-se colocar o ponto ( . ) e iniciar com letra maiúscula depois do travessão.

Exemplo:

“ — Valentina, deixe de ser medrosa. — O rapaz passou nervosamente os dedos finos pelos cabelos levemente ondulados. “


Já quando você vai se referir a própria fala, não usa-se ponto e a letra depois do segundo travessão deverá ser minúscula.

Exemplo: 

“ — Valentina, deixe de ser medrosa — disse William serenamente, porém firme. 



♠ Pronome “mesmo”:

Mesmo e todos os seus derivados, são pronomes demonstrativos. É incorreto utilizá-lo como pronome pessoal. 

“ O mesmo sorri.”

“ Ele sorri.”



♠ Vírgulas

Vou confessar que também peco muito quando o assunto é utilizar essa pontuação, mas um professor que tive no ensino médio me deu uma dica que levei para minha vida: Se você tem dificuldade de usar vírgulas, evite-as. Como, você me pergunta? Simples… Utilize mais ponto você põe um monte de vírgula que não é necessária. Estende algumas frases demasiadamente de maneira inadequada. Então aperte mais o botãozinho do ponto final. 



♠ Repetição excessiva de palavras:

Isso nem chega a ser um erro de ortografia, contudo, incomoda bastante na hora da leitura. ampliar o vocabulário é extremamente importante. Se tem dificuldade com isso, não tem problema! tenho o site perfeito para indicar para você!
sinonimos.com.br
Eu uso sempre para escrever e é muito útil. Utilize também!



♠ Cujo + artigo definido:
Em hipótese alguma utilize artigo definido depois de cujo. Como assim HeyLife? 
Cujo a, cujo as, cujo o, cujo os… Nenhum desses é correto! 
O “cujo” é um pronome que flexiona-se para concordar com o sujeito em questão. Ou seja, o correto é cuja, cujas, cujo e cujos


“ … e mais duas pessoas cujo os nomes eu não sei.”

“ … e mais duas pessoas cujos nomes eu não sei.”



♠ Concordância:

“... vocês já saibam disso e que tenham se acostumando com a idéia.”


Acho que nem preciso dizer muito sobre isso. Creio que fora apenas falta de atenção.
Vou acreditar nisso!

“... vocês já saibam disso e que tenham se acostumado com a ideia.”


Aliás... 

Os ditongos abertos “ei” e “oi” em paroxítonas não recebem mais acento agudo desde de 2009.
Então o correto é “Ideia” ao invés de “Idéia”. 



♠ Tempos verbais:

“… Rachel partira na semana que vem.”


“Partira” é a conjugação do verbo “partir” na primeira e na terceira pessoa do singular no pretérito mais-que-perfeito. 
Creio que quisesse utilizar o futuro do presente. Logo, o correto é partirá, com acento agudo. 


“… Rachel partirá na semana que vem.”


Esse não foi o único erro que notei sobre esse ponto. Vi outros mais gritantes. 

Dica: Majoritariamente, a conjugação da terceira pessoa do plural em verbos no futuro do presente terminam com “ão”. 

Já na mesma pessoa no pretérito perfeito, os verbos terminam com “am”


“...uma folha que vocês preencheram…”

“...uma folha que vocês preencherão...”



♠ Verbo indagar:


“Caitlin indaga e sai rebolando.”


Indagar é investigar, perguntar. Tome cuidado pois você está utilizando como sinônimo de dizer. 



♠ Vocativo:

Como diria minha professora de gramática do fundamental: “ Vocativo é o chamamento da fala.”.
Chamamento… Que palavra estranha! 
Brincadeiras deixadas de lado, o vocativo é a quem o falante direciona a fala. E ele deve SEMPRE estar isolado entre vírgulas.


“ - Bom dia Marga!”

“— Bom dia, Marga!”



♠ Mas:

Sempre há vírgula antes de “mas”.



Bom… 
Como eu disse anteriormente não foram os únicos erros. Você tem várias pequenas falhas e algumas grandes também em relação à escrita. No último tópico falaremos um pouco sobre a questão da estética e da narração, mas sobre esse tópico… 
Você precisa ler mais, enriquecer seu vocabulário e mandar seus capítulos para a betagem. 

( Pontuação Máxima: 4,0 — Pontuação Obtida: 1,2)



ENREDO

Eu achei seu enredo muito interessante. Gosto da ideia de explorar a questão da polícia m fanfiction criminais e só o lado dos bandidos. É algo que eu faço nas minhas histórias, mas que, felizmente para nós duas, não é algo tão comum. 
Não vou dizer que nunca li uma fanfiction com infiltrados antes, mas são raras, então você ganhou pontos comigo. 
Entretanto, como nem tudo são flores, tenho coisas não tão legais pra dizer. 
Como eu disse, seu enredo começou bem original, mas começou a ficar clichê depois de um certo ponto. A começar pela personalidade do Bieber. Ele é o líder de um grupo de criminosos importante, se acha o melhor de todos, sai com um monte de mulher e, de uma hora para outra, conhece uma garota e começa a ficar no pé dela e, arrisco dizer, afim dela. 
Já li isso tanta vezes em tantas histórias diferentes — ou melhor, iguais — que perdi as contas. 
O fato dela acabar trabalhando com ele com os crimes que cometem também já foi explorado em muitas histórias. 
Então tome cuidado. Você tem um ideia muito bacana, mas está lapidando ela de maneira não tão interessante. 
Gostei das duas garotas, tanto Rachel quanto Caitlin. elas são forte e desafiam o Justin e ele não bate nelas por isso. Se ele desse um beliscão que fosse, eu ficaria muito decepcionada.
Girl Power!

Enfim, suas história é legal, mas cuidado com as influências...

( Pontuação Máxima: 3,0 — Pontuação Obtida: 2,0)



CRÍTICA FINAL

Antes de qualquer coisa, falemos sobre a estética do seu capítulo, como pediu.
Se tem erros? Sim. 
A formatação mais adequada pede um texto, majoritariamente, justificado ou alinhado à esquerda e ferramentas como negrito e itálico devem ser utilizados apenas para destacar alguns termos importantes. 

♠ Itálico para palavras estrangeiras ou flashbacks, por exemplo. 

♠ Negrito para títulos ou algumas citação que achar importante. 

Você abusa do itálico sem necessidade.

Sua narração é muito superficial. Principalmente nos dois primeiros capítulos. 
Tente explorar mais esse tópico porque é através dos sentidos que o bom autor conquista o leitor. Ser detalhista e fazer com que quem está lendo sinta junto com sua personagem a fará se destacar. 
Sobre a fanfiction em aspectos globais…
Ela não é ruim. De fato, não! Entretanto, há muitos pequenos detalhes incômodos a leitura, mas que acredito que com alguma ajuda você possa corrigir sem problemas. 
Acredito muito no potencial dessa história e ainda mais em você. 

( Pontuação Máxima: 1,0 — Pontuação Obtida: 0,7)


NOTA FINAL: 4,9


---------- ♠ ----------


Foi um prazer fazer sua crítica! 
qualquer dúvida, erro meu ou problema é só dizer!
Obrigada por escolher o ID!

Beijos de Luz!

Nenhum comentário:

Postar um comentário