Image Map

CF: VIP - Não existe segredos entre irmãos (SweetDrama)


Olá, mana!

Desculpe pela pequena demora. Sua fanfic é um pouco longa e só estava tendo tempo de ler poucos capítulos por dia.  Mas terminei!!!!

Foi um prazer fazer a crítica para você. Espero que goste tanto quanto eu gostei.

LEMBRE-SE QUE TUDO O QUE DISSE AQUI FOI VISANDO SEU CRESCIMENTO COMO AUTORA. 


---------- ♠ ----------

FICHA TÉCNICA
Nome da fanfic: VIP -Não existe segredo entre irmãos (livro 1)
Postada no Social Spirit
Iniciada em: 05/12/2015 11:49
Atualizada há 5 dias às 15:49
Número de capítulos: 37
Terminada: Sim
Categoria: Lily Collins e One Direction
Gênero: Comédia, Crossover, Família, Fantasia,Festa, Mistério, Musical (Songfic), Poesias, Romance e Novela, Suspense, Violência
Avisos: Adultério, Álcool, Drogas, Heterossexualidade, Incesto, Insinuação de sexo, Linguagem Imprópria, Sexo, Tortura, Violência
Classificação: 18
Exibições: 3.639
Palavras: 70.714

---------- ♠ ----------


APARÊNCIA
(CAPA + SINOPSE)

SOBRE A CAPA:

Eu gosto bastante da ideia de uma capa animada. Ultimamente, tenho visto cada vez menos designers que trabalhem com esse tipo de coisa, o que torna as poucas existentes muito atrativas. Todavia, achei a sua demasiadamente simples. Você, aparentemente — ainda não lia a fanfic então não posso dizer ao certo —, tem um enredo bem rico e que poderia ser melhor explorado nessa capa.
Sinto falta de um trabalho de texturas e cores que tragam algo remetente a sua fanfic.
Esse design poderia estar em qualquer outra história da mesma categoria e funcionar do mesmo modo.
Ele não tem itens que o tornem “feito especialmente para uma história”, entende?
Espero que sim.

(PONTUAÇÃO MÁXIMA: 1,0 — PONTUAÇÃO OBTIDA: 0,7)


SOBRE A SINOPSE:

Ela está muito extensa. Eu li sua observação e, para ser totalmente honesta, não entendo suas motivações. Dá para se dizer muito e o suficiente em cerca de sete ou oito linhas. Quando você vai para algo acima de dez ou doze fica cansativo e com muita informação cíclica ou desnecessária.
Você começou bem, mas se perdeu do meio para o fim da sinopse. Fora que fique com um pouco de preguiça de ler só pelo tamanho — o que acontecerá com a maioria das pessoas.
Eu, particularmente, removeria algumas informações e faria algo mais compacto, preservando o ar de mistério que sua história parece ter.

(PONTUAÇÃO MÁXIMA: 1,0 — PONTUAÇÃO OBTIDA: 0,6)

PONTUAÇÃO: 1,3




ORTOGRAFIA

♦ Diálogos:
A primeira coisa que notei quando abri o capítulo inicial de sua fanfiction foram os hifens nas falas.
Isso é bem incorreto!
O melhor símbolo para representar esse tipo de trecho é o travessão. Então priorize a utilização dele. Se você escreve pelo computador basta ativar o seu teclado numérico e com a tecla Alt pressionada digitar 0151. Automaticamente o travessão aparecerá.

“–Ei, vamos conseguir.”
ORIGINAL

“— Ei, vamos conseguir.”
SUGESTÃO

Sabe quando você faz pequenas inserções de narração no meio da fala? Então...  o correto também é utilizar travessão. E além disso, há uma regra em relação a pontuação. 

Vejamos um resumo bem claro a seguir:

Quando esse pequeno trecho de narração referir-se a própria fala, não se utiliza ponto final e depois do travessão a letra deverá ser minúscula. Isso se dá pelo fato da fala ainda não estar cem por cento completa.
“–Ei, vamos conseguir. – Ele sussurrou, certamente estranhando o meu silencio e impaciência ao mesmo tempo. – Nós não fizemos nada...”
ORIGINAL

“— Ei, vamos conseguir  — ele sussurrou, certamente estranhando o meu silencio e impaciência ao mesmo tempo. —Nós não fizemos nada...”
SUGESTÃO


Já quando essa inserção for apenas uma narração independente a fala, que descreve uma situação ou gesticulação, por exemplo, haverá ponto final e o trecho de narração iniciará cm letra maiúscula.

— Ei, vamos conseguir.  Ele afagou docemente os fios negros de meus  cabelos, certamente estranhando o silencio e minha impaciência ao mesmo tempo.  Nós não fizemos nada.”
EXEMPLO

LEMBRE-SE. EM CASOS DE OUTRAS PONTUAÇÕES COMO PONTO DE INTERROGAÇÃO OU EXCLAMASSÃO A REGRA TAMBÉM É VÁLIDA, MAS OS SÍMBOLOS DEVERAM APARECER.

“ – Você não fez nada, eu fiz! – Respondi com certo medo.
ORIGINAL

“— Você não fez nada, eu fiz! — respondi com certo medo.”
SUGESTÃO



♦ Concordância:
“ O corpo continuava ali enquanto o sangue escorria desesperadamente a deixando cada vez mais pálida.”
ORIGINAL

A sua frase inteira refere-se ao sujeito “corpo”, logo  a concordância está incorreta.

“ O corpo continuava ali enquanto o sangue escorria desesperadamente o deixando cada vez mais pálido.”
SUGESTÃO



♦ Conjunções, preposições e artigos:
“ Adam levantou-se da poltrona, prensando com uma tolha o ferimento da bala."
ORIGINAL

O modo como escreveu dá a entender que a bala está ferida.

“ Adam levantou-se da poltrona, prensando com uma tolha o ferimento a bala." 
SUGESTÃO

E eu notei este tipo de problema em diversas partes da história: muita confusão ao que se refere à concordância e utilização das pequenas palavras nas construções frasais. Outro exemplo disso é quando escreveu “... sentou-se na mesa...”. O correto é “sentou-se a mesa”, isso porque, do modo como discorreu parece que o rapaz sentou-se sobre a mesa. 
Acredito que deva ler mais sobre o assunto.



♦ Pontuação:
“Obrigada, Alex! – Ela sussurrou...”
ORIGINAL

Se a garota está sussurrando não faz sentido colocar exclamação que sugestiona exaltação e euforia.


♦ Acentuação:
A falta de acento agudo pode alterar o sentido da palavra. Você esqueceu-se deles em algumas partes.

“... assim que sai pela porta...”
ORIGINAL

“... assim que saí pela porta...”
SUGESTÃO

“-Transito, minha querida.”
ORIGINAL

“— Trânsito, minha querida. “
SUGESTÃO

No caso de “sai” e “saí” você confundiu MUITAS vezes. Se facilitar, tente falar as frases antes de escrevê-las. Ouça a sonoridade. Perceba quando colocar a sinalização quando não. 



♦ Secretária x Recepcionista:
Ultimamente tenho reparado que muitos escritores têm utilizado palavras diferentes como sinônimos. 
Em um trecho do segundo capítulo você disse que havia uma secretaria no térreo do prédio responsável por recepcionar os visitantes. Na realidade, a profissional ou o profissional que realiza essa tarefa é um ou uma recepcionista. Secretários e secretárias têm funções referentes à administração, muitas vezes, ligada diretamente a um único funcionário com cargo de chefia. 
Resumindo...
A moça que fica na entrada do prédio é a recepcionista.
A moça que fica na entrada da sala do chefe a secretária. 



♦ Porquês:
Notei em mais d uma caso a utilização incorreta dos porquês. Fiz um resumo para ajuda-la. Espero que seja útil!


Por que (Separado e sem acentuação): Utilizado, principalmente, no meio ou início de indagações.

“ Por que veio até minha casa?”
EXEMPLO


Porque (Junto e sem acentuação): Utilizado em explicações e resposta. Pode ser substituído por “pois”. 

“Vim porque precisava dizer o quanto te amo.”
EXEMPLO


Por quê ( Separado e com acentuação): Utilizado no fim de questionamentos ou sozinho — em perguntas.

“Você veio até minha casa. Por quê?”
EXEMPLO

“Eu te amo, mas por quê?”
EXEMPLO


Porquê ( Junto e com acentuação): Esse vem sempre acompanhado de artigo, por isso dizemos que ele é substantivado. 

“Não entendo o porquê de  te amar.
EXEMPLO


Está muito evidente para mim que você não tem o habito de andar sua fanfiction para bestagem. Há muitos erros de gramática básica. Erros de ortografia gritantes. E eu não estou dizendo isso para desmotiva-la. Você não escreve mal, só precisa ler um pouco mais e estudar sobre alguns tópicos de gramatica. 
Além dos citados anteriormente, há muito problema com falta de vírgula, principalmente em caso de vocativo e aposto. 
Sobre sua escrita, seu vocabulário é um pouco restrito o que faz com que haja uma repetição desnecessária dos mesmos termos frequentemente. Então, novamente, aconselho muita leitura além da utilização de sites de sinônimos ou dicionários. 

(PONTUAÇÃO MÁXIMA: 4,0 — PONTUAÇÃO OBTIDA: 2,2)




ENREDOS

Seu enredo não é muito clichê o que é muito animador para mim. Claro que tem alguns pontos que não gostei nenhum pouco, como por exemplo, o fato do incesto ser o tópico principal da fanfiction. Eu detesto incesto, mas saiba que isso não interfere na minha crítica. 
Enfim, seu enredo não é clichê, mas tem alguns furos. Você joga algumas informações aleatórias sem explicar direito no momento em que as dá. Aí acabo tendo que ficar buscando explicações mais a frente. Fiquei um pouco confusa. 
Não sou tão fã das suas personagens. Elas mudam de ideia muito rapidamente e parecem até bipolares em algumas horas.  Acho que elas são um pouco clichê dentro do enredo. Tipo (odeio usar essa palavras, mas ok)... Ele tem um jeito de galanteador galinha, mas está apaixonado pela garota e no fim acaba desistindo de tudo pela moça. Ela é cheia de si e finge-se de durona quando na verdade não é.  O outro irmão é o mais velho e acha que pode carregar o mundo nas costas. 
Eu gosto muito de enredos clichês onde os personagens são fortes e conquistam os leitores. Todavia, quando o enredo é poderoso como o seu e as personagens são clichês... Acredito que a história perde um pouco da magia que poderia ter. Por isso digo que seu enredo tem potencial, mas não está sendo explorado da melhor maneira.

(PONTUAÇÃO MÁXIMA: 3,0 — PONTUAÇÃO OBTIDA: 1,9)




CRÍTICA FINAL

♦Sua fanfic é levemente cansativa. Os capítulos são muito parados e a linearidade é algo muito constante. Claro que há momentos de reviravoltas, mas eles acabam não sustentando a história toda. Eu, particularmente, reduziria o número de capítulos, pois do modo como está, principalmente no início, acaba que muitos ficam sem acontecimentos significantes e em alguns casos, repetitivos. 
♦Algo que me incomodou um pouco em sua fanfic, e que me incomoda em outras também, é o fato da categoria não ser representada. Se a fanfic é da Lily Collins, para mim, ela tem que ser a personagem e não apenas representa-la. O mesmo vale para os rapazes da One Direction. Se eles apenas representam personagens originais seu, a categoria deveria ser “Original”.
Resumindo...
Você basicamente tem uma boa ideia, mas não executada tão brilhantemente. 
Sua fanfic é legal, mas poderia ser ótima. 

(PONTUAÇÃO MÁXIMA: 1,0 — PONTUAÇÃO OBTIDA: 0,6)


NOTA: 6,0


---------- ♠ ----------

Vou aguardar seu feedback. 

Beijos de Luz!



Um comentário :

  1. Obrigada pela crítica, vou tentar melhorar alguns pontos citados. A única que provavelmente não consiga mudar será o tamanho, pois adoro escrever histórias longas. Alias, quanto maior, melhor haha.
    Obrigada mesmo pela crítica e pelos toques :)
    Bjs, SweetDrama

    ResponderExcluir