Image Map

Crítica de Fanfic: Medo do Desconhecido

em 21/05/2017 |

Sinopse:

[ Stydia / +18 / Violência Explicita ]

“Meu desejo era experimentar seus corpos. Eu via todos como objetos, como estranhos. É difícil para mim acreditar que um ser humano poderia ter feito o que eu fiz.”

[ Trailer nas notas finais dos primeiros capítulos ]


Crítica de Fanfic
Créditos ao HD, pela estrutura da CF


• Estética da Fanfic:

{Capa e Sinopse}
Vale: 3,0


Capa: A capa em si é bonita, mas sinto que poderia haver uma quantidade menor de fotos dos personagens, para deixar um ar menos pesado. Senti a falta de texturas, que poderiam servir para dar um spoiler maior sobre o que a fanfic oferece. Sobre o título, ele tem um tamanho médio e acredito que por conta disto, a designer poderia ter ousado mais em questão de fontes —a fonte utilizada na palavra "Medo", não ficou tão legal e não combinou muito com a base da capa. Os créditos ficaram muito ofuscados, eles poderiam ser posicionados num local mais visível. Entretanto o coloring utilizado e a frase deram para a capa um ar de mistério que combinou muito com a história!

{Nota: 1,0}

Sinopse: Uma coisa que me incomodou bastante na sua sinopse, foi a falta de informações. Ela não cumpre seu papel informativo por ser muito rasa e vazia, foi usado apenas um pensamento —ou uma fala, isso não ficou muito claro para mim— de algum dos personagens, agora qual dos também não foi informado. Sugiro que refaça a sinopse, colocando mais informações —e quem sabe alguns spoiles— sobre a estória, para que o tema em pauta fique claro e assim, o leitor decida se vai ou não acompanhar a estória!
Uma outra coisa que quero lhe chamar atenção é os avisos no local errado. Não recomendo colocar esses tipos de avisos na sinopse. O shipper principal da estória os leitores irão deduzir através da capa, a idade miníma necessária para ler a estória é informada por meio da classificação indicativa e nas informações do gênero e avisos já está informando que contém violência, não acho necessário colocar na sinopse também. Por fim, o aviso sobre o trailer você pode colocar nas notas iniciais ou nas finais do primeiro capítulo, junto ao link!

PS: A palavra "Explicito(a)" tem acento agudo no primeiro "i", ou seja, o correto seria: "Explícita".

{Nota: 0,5}


• Ortografia:

{Capacidade Gramatical}
Vale: 4,0

Sobre sua escrita, eu gostei pois ela é simples e clara. Seu português é bom, porém você peca bastante ao empregar o uso de vírgulas e pontos finais nos lugares errados e por vezes, em excesso —isso torna a leitura um tanto cansativa, principalmente pelos pontos finais. Ocorre também alguns deslizes sobre a famosa troca do travessão (—) pelo hífen (-) nas narrativas de algumas cenas entre o travessão e também em algumas falas, porém nos diálogos em geral você faz o uso do travessão, o que é correto. Eu aconselho também você colocar um espaço depois de fazer o uso da vírgula —não antes dela, mas sim depois. E claro, quando você inicia a narrativa em primeira pessoa de algum personagem, você faz o uso do "On" ao invés do "Point of View" —ponto de visão— ou "P.O.V" e isso traz uma visão um pouco ultrapassada e antiga, lá daquela época de imagines... Portanto, aconselho usar o "Point of View (nome)" antes de iniciar uma narrativa, para dar um toque mais profissional na estória.

{Nota: 2,0}


• Enredo e Desenvolvimento:

{Análise de Enredo e Desenvolvimento}
Vale: 3,0

Seu enredo tem uma carga de mistério maravilhosa e que eu, particularmente, amo. Eu gostei da mesclagem entre colegial e policial, e o ritmo em que as coisas acontecem é envolvente e fácil de se acompanhar. É notável que você é bem detalhista quanto as cenas e eu aprecio isso, mas o excesso de pontos e vírgulas —em lugares incorretos— torna isso cansativo. Eu achei interessante você fazer o Stiles ser apaixonado pela melhor amiga da Lydia, quando ela é quem gosta dele. A cada capítulo tem um suspeito novo e isso torna a leitura mais interessante, além de prender a atenção do leitor. Serio, eu estou com uma desconfiança forte na Allison

{Nota: 1,8}


•  Comentário Final:

{Crítica Final, Opinião e Dicas}

Você tem um ótimo enredo em mãos, com uma proposta promissora, basta tomar cuidado com os erros —esses que podem ser evitados com um pouco mais de atenção na hora da escrita e da revisão. Sei que é difícil corrigir algo escrito por si mesmo, mas nesses casos, você pode mandar o capítulo para betagem antes de postar ele na plataforma do spirit.
Todavia são erros que, como já disse, podem ser evitados com um pouco mais de atenção.

"— Rose ta ai? — James perguntou [...]"
O correto seria: "— Rose está aí? [...]"

"[...] e passar a noite tranquilo. Mas não podia. Tinha que pegar o assassino."
A frase ficaria melhor desta maneira: "Mas não podia, pois tinha que pegar o assassino.". Como pode ver, o ponto final não era necessário nessa frase. Esses são só alguns exemplos, mas é por aí que se segue...

Nota Final: 5,3

Hello, hello amoreco!
Como andas? Espero eu que muito bem
Queira me desculpar pela imensa demora, eu bem sei o quão ruim é esperar por algo, mas eu estava sem computador —e continuo, já que mexer no da mommy está osso— e postar pelo celular é horrível!
Enfim seu pedido está pronto, desde já peço desculpas caso alguma de minhas palavras tenha lhe ofendido. Minha intenção é te ajudar e espero ter conseguido!
Espero também que tenha gostado, caso contrário sinta-se livre para refazer o pedido ❤ 

Não se esqueça de comentar. Beijos de cereja com morango e nutella, com carinho


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leia as regras:
✯ Todos os comentários são lidos e respondido previamente.
✯ Seu comentário precisa ter relação com o assunto do post.
✯ Não xingue ou desrespeite a dona e os outros comentaristas.
✯ Sugestões e críticas construtivas são bem vindas, ofensas não.
✯ Deixe o link do seu blog no final do comentário (sem o http://, para não ser considerado spam) e assim eu possa retribuir a visita ♥
Leu tudo?
Então comente!